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Coleção Cuidando do Planeta Terra

A COLEÇÃO CUIDANDO DO PLANETA TERRA é um material didático transdisciplinar, organizado por séries e composta por seis projetos, um a cada volume. Esses projetos se organizam em aulas que interligam todas as disciplinas a partir de um mesmo tema. Nesse material, os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada e transdisciplinar através da pedagogia de Projetos.
A Coleção Cuidando do Planeta Terra é um material didático elaborado a partir de duas das principais ideias inovadoras em educação:
A Transdisciplinaridade (UNESCO);
A Aprendizagem Significativa, por meio do Trabalho com Projetos na sala de aula (BNCC).
Crianças
A coleção diferencia-se de outros materiais didáticos, sobretudo por ser o ponto de partida da interação conhecimento-estudante e por sua configuração inovadora.
Denominamos cada volume de portfólio, pois é construído pelo aluno com registros das interpretações e conceituações sobre as temáticas abordadas em sala de aula e pesquisadas pelos estudantes. Desse modo, a pesquisa é intrínseca ao material, sendo, portanto, uma ação estimulada e desenvolvida desde cedo para permitir ao estudante o empoderamento e dar significado aos conhecimentos tratados.
A cada aula são propostas atividades coletivas, valorizando e incentivando a importância do TRABALHO COOPERATIVO, facilitando discussões nas quais os estudantes encontram pontos de vista diferentes a respeito do conhecimento em construção.
Os conteúdos são ferramentas importantes para a compreensão que os estudantes passam a ter da realidade, possibilitando a INTERVENÇÃO SOLIDÁRIA na sua comunidade e até no país, através de campanhas, cartas às autoridades, trabalhos comunitários e outras AÇÕES SOCIAIS propostas pelo material ou pelos próprios estudantes, em BUSCA DE UM MUNDO MELHOR.

COLEÇÃO

Coleção Cuidando do Planeta Terra
São desenvolvidos 6 projetos por ano em cada turma. Os conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos são dispostos de forma integrada com a temática de cada um dos projetos:
PROJETO 1
O Ser no Social
Trabalhar o respeito, o amor, a solidariedade e a ética como valores fundamentais para conviver em harmonia com todos os seres.
PROJETO 2
O Ser na Descoberta de seus Valores e suas Raízes
Proporcionar o resgate da nossa história, conhecendo as raízes e os valores dos povos que deram origem a nossa nação.
PROJETO 3
O Ser na Natureza
Desenvolver a consciência de que somos seres integrantes da natureza, e de que estamos ligados a todo o universo.
PROJETO 4
O Ser na Tradição
Pesquisar e estudar a história da colonização, miscigenação das etnias, cultura, tradições, e espiritualidade do povo brasileiro.
PROJETO 5
Vigilantes do Planeta
Conhecer oito vigilâncias: Fauna, Flora, Habitação, Reciclagem, Saúde, Alimentação, Educação e Comunicação.
PROJETO 6
Construindo um Mundo Melhor
Trabalhar temas como valores humanos, a Declaração universal dos Direitos Humanos de da Criança, o ECA, a Constituição Federal, como instrumentos necessários para construção de um mundo melhor.

Portal da Pedagogia Ecossistêmica

A Pedagogia Ecossistêmica faz mais uma inovação com a criação de um Portal de interação entre estudantes, professores e familiares. No ambiente virtual, o estudante é estimulado a ampliar suas investigações e pesquisas, dialogar e debater sobre as temáticas abordadas em sala de aula.
Nesse espaço interativo, há indicação de fontes de pesquisa, fóruns para o diálogo entre estudantes da mesma turma da escola ou entre estudantes das Escolas Parceiras, ampliando a possibilidade de interação.O Portal da Pedagogia Ecossistêmica também envolve a família do aluno e os profissionais de nossas escolas parceiras, através de webconferências, cursos a distância e fóruns de discussão voltados a familiares e professores.
O Portal da Pedagogia Ecossistêmica também envolve a família do aluno e os profissionais de nossas escolas parceiras, através de webconferências, cursos a distância e fóruns de discussão voltados a familiares e professores.

Didática do Trabalho em Grupo

Conviver na diversidade é um desafio importante, que traz um grande aprendizado na construção de uma nova sociedade. O desenvolvimento de habilidades de convivência, desde a idade escolar, favorece aos estudantes o aprendizado significativo, pois permite a discussão, a vivencia e a experimentação de diferentes conteúdos e pontos de vista. Além disso, os diversos modos de expressão existentes em um mesmo grupo proporcionam uma amplitude maior de possibilidades de aprendizagem.
As atividades são propostas sempre de forma coletiva. O professor sugere suas atividades para os grupos, e não para os estudantes individualmente. Dessa forma, os alunos são incitados a interagir, conversar, discutir, trocar opiniões, argumentar, compreender e aceitar o ponto de vista do outro, mesmo que seja diferente do seu.
Conhecimento Integrado
Os grupos são estabelecidos pelo professor ou pela coordenação da escola, de forma a garantir a diversidade constante de cada um. Os alunos ficam em um mesmo grupo durante uma semana; após esse período, a constituição dos grupos é alterada. Uma vez ao mês, a divisão dos grupos é de livre escolha dos estudantes.

Sistema de Avaliação

A Avaliação é realizada sistematicamente de diferentes maneiras. A participação do aluno nas atividades e no grupo do qual ele faz parte é essencial para compor uma avaliação mais detalhada. Na Educação Infantil há uma Ficha de Avaliação Individual (F.A.I.), com vários aspectos a serem avaliados, em diferentes áreas de desenvolvimento: psicomotora, socioemocional, formação de hábitos e conteúdos específicos, além de um relatório descritivo específico para cada aluno. No Ensino Fundamental, as (F.A.I.) são compostas por três avaliações:
Auto avaliação (AA)
Avaliação do grupo (AG)
Avaliação do professor (AP)
As notas dos alunos são, então, uma composição das três avaliações. Dessa forma, trabalhamos os valores morais, o respeito, a ética, o autoconhecimento e a autorresponsabilidade.

Formação Equipe Pedagógica

Durante o primeiro ano de implantação da Coleção Cuidando do Planeta Terra - Pedagogia Ecossistêmica, a escola parceira associada terá sua equipe docente formada por uma equipe pedagógica transdisciplinar. Essa formação é realizada por profissionais do VILA NDE (Núcleo de Desenvolvimento em Educação), através de dinâmicas de grupo, trabalho de sensibilização dos profissionais e fundamentação teórico-prática necessária para realização dos projetos e propostas atreladas à Pedagogia Ecossistêmica. Os professores recebem a Bússola do Professor, que apresenta cada aula com orientações e atividades pré-planejadas para serem realizadas em sala de aula.