Rua Dom Sebastião Leme, 818 Bairro de Fátima - Fortaleza - CE

O que é a Pedagogia Ecossistêmica?

A Pedagogia Ecossistêmica é baseada em valores complexos e interligados, promovendo a inter-relação entre saberes, sujeitos e realidade. Ela ocorre através da: convivência na diversidade; autoria e protagonismo; atuação socioambiental; implicação e contextualização; criatividade com criticidade.

A partir de uma teia curricular, busca-se uma prática transformadora do ambiente em que vivemos, a convivência harmônica com os pares, o reconhecimento e a valorização da ciência, das artes e das tradições. Enfim, uma formação humanitária e transdisciplinar, pois é este é o modo como percebemos e concebemos a vida.

A Pedagogia Ecossistêmica tem como alicerce o modelo de transformação da
educação baseada na Carta da Terra, na Declaração Universal dos Direitos Humanos,
Os Sete Saberes Necessário à Educação do futuro, na Carta da Transdisciplinaridade na
Constituição Brasileira e na BNCC. Conta com teóricos como Paulo Freire, Edgar Morin,
Jean Piaget, Fritjof Capra, Humberto Maturana, Ubiratan DÁmbrosio, entre outras
personalidades atentas às novas tendências em educação.

A História da VILA

A Escola VILA, situada em Fortaleza, Ceará, nasceu de um trabalho iniciado por algumas mães, no quintal da casa da idealizadora, Fátima Limaverde.

O trabalho surgiu com o objetivo de proporcionar uma educação diferenciada, rompendo com os padrões tradicionais, a fim de formar seres humanos críticos, justos, felizes, criativos e atuantes em seus contextos socioambientais.

Em 1981, a Escola Vila foi fundada, fruto do trabalho do quintal. Inicialmente apenas com Educação Infantil e, em 1990, ampliou ao Ensino Fundamental. O resultado do trabalho foi reconhecido por toda comunidade e, a repercussão se expandiu por todo meio educacional. O entrosamento maior entre as famílias e o meio pedagógico favoreceu o desenvolvimento da consciência ecológica, política, social, e o exercício da cidadania. O cuidado como pilar fundamental para vida, é um dos princípios que alicerçam o trabalho: o cuidar de sí, cuidar do outro e cuidar da natureza.

Ao longo dos anos nasce a Pedagogia Ecossistêmica, fruto de toda uma vivência e prática transformadora da Escola Vila. Uma formação humanitária e transdisciplinar como a vida, o modo como a percebemos e a concebemos.

Teia Curricular

O currículo da Pedagogia ecossistêmica extrapola o arcaico conceito de “Grade Curricular” ao propor, em seu lugar, a ideia de “Teia Curricular”, composta de três mapas conceituais inter-relacionados, denominados: 1) teia da relação do indivíduo com ele mesmo; 2) teia da relação do indivíduo com o meio social; e 3) teia da relação do indivíduo com o meio ambiente.
A Pedagogia Ecossistêmica agrega a seu currículo as aulas complementares de Música, Artesanato, Artes Visuais, Teatro e Corpo, como oportunidade de desenvolver emoções, sentimentos e criatividade – virtudes necessárias para o desenvolvimento de um ser que se sinta capaz e seguro para conquistar seu espaço na sociedade.
Outras atividades que compõem o currículo são as aulas de Laboratório: Farmácia Viva, Horta, Fauna, Pomar, Jardim, Saúde e Alimentação, Tecnologias Alternativas e Manutenção. Estas aulas são vivenciadas e experimentadas nos diversos cenários de aprendizagem existentes na escola e oferecem a possibilidade de os estudantes aplicarem os conteúdos estudados, promovendo, assim, o aprendizado de forma transdisciplinar, interligando o fazer, o sentir e o pensar.
Para conhecer mais sobre a Pedagogia Ecossistêmica você pode fazer o  download dos livros abaixo.

Pedagogia Ecossistêmica: Educação transdisciplinar da Escola Vila

Patrícia Limaverde

Dimensão Social e Política da Pedagogia Ecossistêmica. Por uma escola solidária

Juan Miguel Batalloso Navas

International Models of Changemaker Education

Edited by Viviana Alexandrowicz and Paul M. Rogers

Earth Charter Magazine

Earth Charter Magazine Vol. I - Junho 2023

Mais livros que citam a Pedagogia Ecossistêmica