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Cuidando do Planeta Terra PEDAGOGIA
ECOSSISTÊMICA SAIBA MAIS
DO COLEÇÃO PLANETA ABORDAGEM DE FORMA CONTEXTUALIZADA E TRANSDISCIPLINAR CUIDANDO Livros Pedagogia Ecossistêmica pedagogia
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PEDAGOGIA ECOSSISTÊMICA
Educar HOJE para O novo AMANHÃ
A Pedagogia Ecossistêmica é a prática educativa da Escola VILA, que surgiu no início da década de 80, a partir das necessidades de uma sociedade que já apontava significativas transformações.

Educar para Transformar Realidades

CUIDANDO DO PLANETA TERRA
Para a nova educação, a aprendizagem de conteúdos deve ser encarada não como um fim, mas como um meio de desenvolver COMPETÊNCIAS e HABILIDADES SIGNIFICATIVAS, visando ao desenvolvimento de um ser humano capaz de pensar, argumentar e elaborar propostas. Um indivíduo que consiga relacionar, ordenar e classificar os conhecimentos que possui, a fim de solucionar problemas e atuar em seu meio social, exercendo sua AUTONOMIA e CIDADANIA.
MELHOR COMPREENSÃO DO MUNDO
CONTEÚDOS INTEGRADOS AOS PROJETOS
Proporcionar ao professor e aos estudantes, subsídios para uma melhor compreensão do mundo e consequente inserção crítica e atuante na sociedade.
Trabalhar os conteúdos integrados aos projetos, mantendo a consistência, a coerência e o rigor científico adequados a cada etapa do desenvolvimento do estudante.

APRENDIZADO COMPARTILHADO E COOPERATIVO

INCENTIVAR O TRABALHO EM GRUPO
Possibilitar a vivência da aplicabilidade dos conteúdos na resolução de problemas da vida cotidiana.
Incentivar o trabalho em grupo promovendo o aprendizado compartilhado e cooperativo, havendo assim troca de experiências e ajuda mútua.
A ÉTICA DO GÊNERO HUMANO
A ética não poderia ser ensinada por meio de lições de moral
Deve formar-se nas mentes com base na consciência de que o humano carrega em si uma tríplice realidade: indivíduo, sociedade e espécie.
Desse modo, todo desenvolvimento verdadeiramente humano deve compreender o conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e da consciência de pertencer a espécie humana. (Edgar Morin)

NOSSA COLEÇÃO

Coleção Cuidando do Planeta Terra
A COLEÇÃO CUIDANDO DO PLANETA TERRA é um material didático transdisciplinar, organizado por séries e composta por seis projetos, um a cada volume. Esses projetos se organizam em aulas que interligam todas as disciplinas a partir de um mesmo tema. Nesse material, os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada e transdisciplinar através da pedagogia de Projetos.
A Coleção Cuidando do Planeta Terra é um material didático elaborado a partir de duas das principais ideias inovadoras em educação:
A Transdisciplinaridade (UNESCO);
A Aprendizagem Significativa, por meio do Trabalho com Projetos na sala de aula (BNCC).
A coleção diferencia-se de outros materiais didáticos, sobretudo por ser o ponto de partida da interação conhecimento-estudante e por sua configuração inovadora.
Denominamos cada volume de portfólio, pois é construído pelo aluno com registros das interpretações e conceituações sobre as temáticas abordadas em sala de aula e pesquisadas pelos estudantes. Desse modo, a pesquisa é intrínseca ao material, sendo, portanto, uma ação estimulada e desenvolvida desde cedo para permitir ao estudante o empoderamento e dar significado aos conhecimentos tratados.
Os conteúdos são ferramentas importantes para a compreensão que os estudantes passam a ter da realidade, possibilitando a INTERVENÇÃO SOLIDÁRIA na sua comunidade e até no país, através de campanhas, cartas às autoridades, trabalhos comunitários e outras AÇÕES SOCIAIS propostas pelo material ou pelos próprios estudantes, em BUSCA DE UM MUNDO MELHOR.
São desenvolvidos 6 projetos por ano em cada turma. Os conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos são dispostos de forma integrada com a temática de cada um dos projetos:

UNIDADE i - O Ser na sua Totalidade

Situar os alunos através de vivências e informações, numa visão holística, da importância da sua participação dentro do processo social, econômico, político, ecológico e tecnológico do nosso Planeta Terra, focalizando os fatos reais e sua ligação com o resgaste da nossa história, além de trabalhar todo conteúdo curricular através das artes e dos laboratórios com uma visão transdisciplinar.
Quatro projetos são desenvolvidos nesta unidade:
"O Ser no Social"
"O Ser na Descoberta dos Seus Valores e Suas Raízes"
"O Ser Natureza"
"O Ser na Tradição"

UNIDADE II - Cuidando do Planeta Terra

Trabalhar com os estudantes os valores e direitos humanos e a responsabilidade com a continuidade da vida no Planeta terra; partindo do princípio de que somos apenas uma partícula do universo. Para assim surgir a necessidade de conhecer para preservar, conhecer para questionar, conhecer para respeitar e conhecer para aprender.
Dois projetos são desenvolvidos nesta unidade:
"Vigilantes do Planeta"
"Construindo um Mundo Melhor"
Projeto o Ser no Social
Trabalhar com os alunos o respeito, o amor e a solidariedade, como valores fundamentais para nossa vida, que permeiam a compreensão deles mesmos e do mundo em que vivem, para que assim possam viver em harmonia com tudo e com todos, não esquecendo que o referencial parte do conhecimento das nossa tradições.
Projeto o Ser na Descoberta de seus valores e suas raízes
Proporcionar aos alunos o espaço e a oportunidade de construir o seu próprio pensamento. Através das informações obtidas e do resgate da nossa história, experienciar atividades e o conhecimento de vários materiais que propiciem as descobertas de seus valores e suas raízes, e que possam colocar em prática sua essência e a criação que é a arte maior do ser.
Projeto o Ser na Natureza
Trabalhar com os estudantes e CONSCIÊNCIA de que somos partes da natureza, que somos seres integrantes do universo e que temos ligação como todo, para que surja em nossa vidas a responsabilidade com a vida de todos os seres e com os recursos naturais, atuando assim pela melhoria da qualidade da vida do nosso planeta Terra.
Projeto o Ser na Tradição
Resgatar a nossa história, nossa origem, a colonização, a mistura das culturas, religiões e tradições para podermos entender a nós mesmos e ao processo de vida que estamos vivendo hoje como uma nova etnia que surgiu através dessa mistura de valores, neste 500 anos de Brasil. Para entendermos a nós mesmos é necessário esta volta ao passado. O conhecimento, as crenças populares, os costumes, os mitos, a medicina caseira são para nós de extrema importância. Durante o período em que trabalhamos o folclore, resgatamos um pouco das manifestações artísticas como as danças, parlendas, trava línguas, crendices, ditados populares e outras apresentações que representam um pouco dessa nossa história.
Projeto Vigilantes do Planeta
Conhecer oito vigilâncias: Fauna, Habitação, Reciclagem, Saúde, Alimentação, Educação e Comunicação. O trabalho é feito através de pesquisas, entrevistas, questionamentos e estudos, cada estudante com sua vigilância. Semelhante os grupos de estudantes que se reúnem para compilação dos trabalhos realizados, se organizam, escolhem a vigilância que necessita de mais ênfase e aprofundamento e também os representantes que farão parte da mesa redonda, juntamente com os convidados, durante a apresentação do Seminário Cuidando do Planeta Terra.
Projeto Construindo um Mundo Melhor
Internalização dos valores e direitos humanos, através de ações sociais onde os alunos expressam seus sentimentos de solidariedade, respeito, fraternidade, compaixão. O trabalho é feito com visitas à instituições como hospitais públicos, asilos, entidades como S.O.S Criança, apresentando peças teatrais e vivenciando uma integração com todos.

RECONHECIMENTOS

Reconhecida pelo MEC como instituição de referência para a inovação e a criatividade na Educação Básica
Reconhecida pela organização Ashoka e o Instituto Alana como uma das Escolas Transformadoras, uma comunidade mundial de mudança na Educação
Colaboradora na Red Internacional de Ecologia de los Saberes (RIES), da Universidade de Barcelona

O QUE DIZEM SOBRE NÓS

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Maria Cândida Moraes
Doutora em Educação pela PUC-SP e Mestre pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE/CNPq)

Contribuições “Para um pensamento do Sul” Uma das experiências em andamento é o trabalho desenvolvido pela Escola Vila, em Fortaleza, Ceará, desde 1981, voltado para a formação do ser humano integral, baseado em uma proposta pedagógica de natureza transdisciplinar, preocupado com a integração corpo e mente, teoria e prática, educador e educando, buscando romper … LEIA MAIS pg. 136

Roberto Crema
Roberto Crema
CREMA, 2005, em carta pessoal

Neste tempo crucial de transformação, nesta crise da crisálida, onde a lagarta já morreu e a borboleta ainda não nasceu, mais do que nunca necessitamos de uma nova educação. Devidamente ancorada na abordagem transdisciplinar, que nos convoca para a tarefa de realizar os quatro pilares de uma pedagogia centrada na inteireza: educar para aprender, para fazer, para conviver e para Ser. É nessa direção que, desde 1981, a Escola VILA, vem ousando inovar, concretamente, sobretudo educando para os valores, a consciência ecológica e a cidadania. Um Jardim de Cuidados, para que o embrião de inteireza e de plenitude possa germinar e crescer em cada estudante, colaborando para a imprescindível reconstrução do Projeto Humano.

Íris Boff
Íris Matilde Boff Serbena, pedagoga, escritora e poeta

Há mais de 60 anos, eu e meus onze irmãos nascemos numa escola onde meu pai era o professor e tudo estava integrado. O mesmo aconteceu com a professora Fátima Limaverde. Como ela, eu e meus irmãos, entre eles o conhecido escritor Leonardo Boff, apesar da atual desintegração, carregamos a marca dessa unidade. Estamos, como Humanidade, à beira de um precipício, e só experiência como a da Escola Vila poderão nos salvar. Pela primeira e única vez tive o privilégio de ver, de maneira concreta, o que, como implantadora de Ensino Religioso nas escolas públicas aqui do Paraná, preconizava: aliar valores e Sabedoria das Tradições ao saber sistematizado. Seria uma falta de inteligência e sensibilidade ignorar essa micro-revolução, herança única e necessária para as futuras gerações.

escolas transformadoras
Ashoka e Instituto Alana
São Paulo, SP

O projeto político pedagógico da escola tem como referência a Pedagogia Ecossistêmica desenvolvida ao longo dos 34 anos, baseada na transdisciplinaridade e na aprendizagem significativa por meio do desenvolvimento de projetos, sempre interligando, pensar, fazer e sentir. LEIA MAIS

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Ana Cristina Gomes Bezerra
Assistente Social e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia

“É um movimento interno da escola no sentido de integrar e vivenciar os conteúdos estudados de uma maneira real e que tenha desdobramentos no modo de vida dos alunos e de suas famílias. A vivência efetiva da educação integral possibilita essa fluidez na vivência do espaço e tempo de aprendizado, assim como promove o trabalho em grupo. LEIA MAIS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda – Sexta: 8:00 – 17:00 Hrs 

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Rua Dom Sebastião Leme, 818, Bairro de Fátima
CEP 60050-160  –  Fortaleza, Ceará
TEL.: (85) 3257-7725
Email: contato@pedagogiaecossistemica.com.br

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